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16 Mai Estilo Skatista: Como as roupas se tornaram uma febre na alta costura

O estilo skatista dá a muitas pessoas um senso de pertencimento e coletividade. Entenda como a alta costura está conversando com o underground.

 

O estilo skatista, que esteve no auge nos anos 2000 e que está constantemente sendo revivido nos últimos meses, é muito mais do que uma combinação de roupas e acessórios para uma aparência descolada.

Trata-se, na verdade, de um lifestyle que reúne praticantes do skateboarding e seus entusiastas, agregando esporte, moda e cultura – afinal, a moda e a cultura do skate fazem parte de uma mesma identidade que se tornou completamente blindada graças à sua imersão na alta costura.

Além de marcas gringas e alternativas de skate como Palace, Fucking Awesome e Stüssy, a cena de alta moda foi inspirada mais do que nunca por sua imaginação, com skatistas profissionais subindo ao palco e tornando-os os modelos mais procurados da última década.

Estilo Skatista na Alta Costura

Embora a influência do streetwear esteja diminuindo na cena, a inspiração da cultura do skate vive tanto na passarela quanto no streetstyle, deixando no esquecimento sua concepção atribuída de apropriação cultural.

As produções mais descontraídas e oversized do sk8 original fizeram parte da identidade de designers como Martine Rose, Alexander Wang e Gosha Rubchinskiy, e constituíram todo o ‘repertório’ de outros mais evidentes como Vans, Nike SB e afins.

No entanto, o fato de o mundo do skate, sua filosofia e estética estarem ligados à indústria da moda não é novidade.

Isso porque, nos anos 80, as roupas de skate já eram experimentadas, resultando em roupas de tendência punk que ainda hoje são referência de estilo. Uma cultura aberta e fluida que chegou às passarelas e campanhas de marcas de alto luxo como Louis Vuitton, Gucci, Berluti ou Valentino.

Expandindo a cultura SK8

Marcas de streetwear como Kith e Undefeated também se mantiveram fiéis às suas raízes no skate, patrocinando skatistas e publicando seus vídeos e manobras.

Assim como a Thrasher: a marca com mais bootlegs da história e uma revista chave para o imaginário do skate desde sua fundação em 1981.

Outras maisons que antes não estavam ligadas a este mundo como a luxuosa Hermès, também colocaram o foco na cultura do skate através do lançamento de um skate 3k. Sem falar na mítica colaboração Supreme x Louis Vuitton em que a marca americana mesclava de forma sublime seus códigos de rua com o luxo.

Marcas e suas collabs com skatistas

Brendon Babenzien, diretor criativo de Noah – marca nova-iorquina alternativa, disse uma vez que estava perfeitamente claro por que as marcas de alta costura eram fascinadas pelo skate: “os skatistas são incríveis, inteligentes e criativos, e as pessoas querem um pedaço do que eles têm. É simples assim'.

As marcas buscam essa dose de realidade e transparência, conectando-se diretamente com a rua e seu estilo, por meio de skatistas que deixaram de estar apenas na cena underground para serem os rostos de uma nova geração de moda!

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